Quando imagino uma casa organizada, penso sempre na otimização do espaço e na facilidade da sua limpeza.
Umas das regras mais importantes a ter em conta, diz respeito à funcionalidade de cada área da casa, bem como das suas portas e janelas.
Exemplos:
1 - Um quarto de hóspedes transforma-se num quarto onde se despeja tralha que não cabe em mais lado nenhum. Errado!
Se o quarto de hóspedes não é necessário, pode ser transformado em closet, de outra forma é um sinal que a casa já está a transbordar.
2 - Uma janela que não abre ou não deixa passar o sol porque tem demasiadas coisas à frente. Errado!
As janelas são a principal fonte de renovação da energia da casa e devem estar sempre libertas para deixar entrar luz e permitir a renovação do ar.
Se por acaso, isso acontece na tua casa, recomendo vivamente que consideres a sua desobstrução como prioritária.
3 – Portas que não abrem completamente porque atrás estão coisas “escondidas”, pois já não cabem em mais lado nenhum. Errado!
Se este cenário é o teu, podes começar a tua organização por aqui. Ou precisas de espaço de arrumação ou tens definitivamente coisas a mais.
4 – Nos quartos, o sítio que se encontra por baixo das camas também costuma ser muito cobiçado para “arrumar coisas”. Errado!
Para além de acumular sujidade também é um sinal de uma casa a transbordar. Se as coisas que costumam estar aqui forem importantes para o dia-a-dia, sugiro um sommier com arrumação.
5 – Armários e gavetas que não fecham por excesso de tralha. Errado!
Quando isso acontece é o sinal claro que tens coisas a mais ou estão muito mal arrumadas. Recomendo leitura do post “9 Passos para um bom destralhe”
6 – Coisas impecavelmente arrumadas que não servem para nada. Errado!
Todos nós acumulamos coisas que já tiveram o seu tempo: Cassetes, DVD’s, CD’s ou vinis que já não têm onde tocar. Material escolar de crianças que já cresceram. Roupas que já não vestimos, etc. (se quiseres aprofundar este assunto, sugiro o post sobre a regra dos 80/20)
Neste caso, tens o desafio de otimizares estes espaços com outras coisas mais úteis para o teu dia-a-dia.
Em resumo:
Se não te revês em nenhum destes aspetos, estás de parabéns porque já cuidas o suficiente da tua casa.
Se por acaso te revês num ou noutro ponto, aqui tens umas pistas por onde podes começar a organizar melhor a tua casa.
Se te identificas com este post na integra, consulta o programa "Casa Detox" https://www.consultoradadesordem.pt/casadetox , pode ser um bom começo.
E já sabes, de cada vez que cuidas da tua casa, cuidas também de ti.
Commentaires