top of page
  • Foto do escritorConsultora da Desordem

Dar valor ao que se tem

Atualizado: 14 de mar.



Hoje vou falar do tanto que se tem e que talvez não se dê o devido valor.

O primeiro passo para se viver melhor com menos, é saber dar valor ao que se tem.

A verdade é que temos muito mais do que pensamos, por exemplo: ter um Curso, um Carro e uma Casa.

Para muitas pessoas é um dado adquirido, basta nascer na família certa, para outros, é uma conquista fruto do seu trabalho e para tantos outros, é um sonho impossível de se realizar.

Parece consensual que tudo o que nos é dado “de mão beijada” temos tendência a não dar o devido valor, ao ponto de nos queixarmos tanto, que nos podemos tornar uns perfeitos insatisfeitos.

Passamos a vida a querer mais, mas o que se nota, é que a insatisfação bate forte nas pessoas que têm tudo.

Por isso, e para evitar a frustração, o stress, ansiedade ou noites mal dormidas, independentemente do que se quer vir a ter ou alcançar, é bom dar valor ao tanto que já se tem hoje.

Valorizar o que se tem, é desfrutar de tudo o que se andou a construir até agora: seja a família, o curso, o trabalho ou a reforma, a casa, um companheiro, os amigos, um animal de estimação, enfim tudo o possa conferir bem-estar.

Esta base, que para muitos é um verdadeiro sonho, é por si só, um excelente ponto de partida para qualquer coisa que se possa fazer para melhorar a qualidade de vida.

É importante relativizar o que se tem. Vai haver sempre pessoas quem têm muito e vai haver sempre pessoas que têm muito pouco.

O verdadeiro valor das coisas está na importância que lhes damos.

O mesmo se aplica ao valor de uma pessoa. Sim, saber dar valor à pessoa que és hoje.

Se partirmos do princípio que não há super heróis nem desgraçadinhos, a experiência e aprendizagem que cada pessoa adquire, faz de cada um de nós uma pessoa única e especial.

O grande segredo, não é compararmo-nos com os outros, mas sim compararmo-nos com o que fomos ontem, assim podemos ver grandes progressos.

O momento presente, é tudo o que temos de mais certo. Fazer planos, ter sonhos e objetivos é das coisas mais saudáveis que se pode ter, sendo certo que o que temos hoje já é o suficiente e o sonho de muitas pessoas deste mundo.

Por outras palavras e resumindo, se vivermos o que temos hoje com satisfação, tudo o que semearmos com tempo e dedicação vai dar bons frutos.

Olha e tu? Já reparaste no tanto que poderás ter e não sabes?

Comments


bottom of page