top of page
  • Foto do escritorConsultora da Desordem

Objetivos SMart

Atualizado: 20 de fev.



Hoje vou falar sobre como definir objetivos de sucesso.

Quando um ciclo se encerra, há outro que se inicia. Nesta transição ou necessidade de mudança, há o desejo de um novo rumo e saber traçar objetivos é meio caminho andado para que um desejo se torne realidade. Então um objetivo bem definido deve ter os seguintes ingredientes:

1 – Ser específico

Temos que definir o foco do nosso desejo e como o vamos alcançar.

Por exemplo, se eu disser “eu quero viver com mais qualidade de vida”.Este objetivo é vago, eu tenho que definir o que me confere qualidade de vida e para isso devo identificar a minha prioridade, por exemplo fazer exercício físico, ter mais tempo para brincar com os filhos ou estar com a família, beber mais água, perder ou ganhar peso, mudar de trabalho, enfim, cada um é que sabe.

2 – Mensurável

Devemos ser capazes de quantificar o nosso objetivo, para aferir se estamos perto ou longe da nossa meta.

Por exemplo, se eu definir que vou fazer exercício físico todos os dias, no dia em que eu não fizer, já sei que estou em falta.

3 – Atingível

Um objetivo bem definido não deve ser nem demasiado modesto nem demasiado ambicioso. Os nossos objetivos devem ser razoáveis, de outra forma não servem para nada.

Voltando ao exemplo de exercício físico. Uma vez que sou  saudável e não tenho qualquer contraindicação médica, o objetivo é atingível, sim!

4 – Realista

Acima de tudo, temos que acreditar que é possível. Devemos conhecer bem a nossa realidade para que o nosso objetivo seja credível.

Voltando ao exemplo, se o trabalho ou a vida familiar não permitem fazer exercício físico todos os dias, mais vale estipular os dias e as horas que se tem disponibilidade de forma a cumprir com o estabelecido.

5 – Temporal

Qualquer objetivo tem que ter um prazo. Com o timing definido, sabemos se estamos no caminho certo ou se estamos a falhar. Devemos definir sempre quando queremos começar e a data limite para a sua concretização.

Voltando ao exemplo: eu vou-me inscrever num ginásio (específico) no próximo mês (tempo) e vou treinar 3 vezes por semana durante 1 ano (atingível e realista porque eu reúno as condições).

Depois de termos o objetivo bem definido, ele ganha mais força quando o escrevemos e o partilhamos com outras pessoas.

Quando escrevemos o objetivo, o compromisso connosco próprios ganha vida, parece que se materializa, de outra forma fica no ar. Devemos escrevê-lo e torná-lo bem visível para nos lembrar que temos que passar à ação!

Por exemplo, para quem quer perder ou ganhar peso, ter um post it na porta de frigorifico com o peso a atingir ou uma frase inspiradora do género “Trabalha para teres o corpo que queres”, pode ser uma excelente motivação.

Partilhar o objetivo com outras pessoas, aumenta muito o compromisso individual porque vamos querer manter a nossa palavra perante os outros e o desejo torna-se mesmo realidade!

Olha e tu? Agora que já sabes definir um objetivo de sucesso, já decidiste qual é o teu?

Comments


bottom of page